Empreendedor, não importa quão grande ou pequena sua empresa seja… em todas elas existe um fator, às vezes crítico, que afeta a viabilidade dessas empresas… estamos falando de gerenciamento contábil e tributário, gerenciamento tão necessário e, às vezes, tão complicado.
O objetivo desta publicação é fornecer conselhos que, esperamos, ajudar você nesses esforços essenciais no dia-a-dia, garantindo sua execução e evitando qualquer tipo de problema contábil ou tributário.
Na maioria das vezes e dependendo do tamanho da empresa e até da cidade / comunidade em que você realiza sua atividade, nosso melhor conselho profissional é tão simples quanto pegar o mecanismo de busca do Google e digitar, por exemplo, Assessor Contábil em sua cidade ou Especialistas em impostos, veja todas as opções que eles oferecem, compare e opte pela ajuda e experiência de profissionais que garantirão resultados imediatamente. Essa ajuda profissional nos permitirá controlar todos esses problemas, dedicando nosso precioso tempo a problemas relacionados à empresa e nos quais somos absolutamente essenciais.
Dependendo de nossas necessidades e, claro, de nosso orçamento, podemos contratar um consultor para trabalhar em nossa empresa ou contratar o uso de uma ferramenta de computador para nos ajudar ou ter a ajuda e o aconselhamento de um consultor em horários específicos (final de ano, declarações trimestrais e etc…)
Quer gostemos ou não, a contabilidade é uma parte essencial na administração de nossa empresa, poderíamos dizer que consiste em fazer lançamentos contábeis, um após o outro, sempre respeitando a ordem cronológica desses lançamentos, temos que registrar absolutamente todas as nossas operações, como compras e despesas, vendas e receitas, investimentos financeiros, movimentos bancários ou liquidação de impostos.
Mais de 90% das ME não excedem cinco anos de vida devido a problemas na contabilidade e / ou gestão fiscal, resultando em multas e penalidades pelo Tesouro e, é claro, a dissolução da empresa.
Sempre temos a figura do empresário que entende e conhece as questões contábeis e tributárias, mas tenha cuidado… apenas se eles tiverem o conhecimento necessário para gerenciar questões como o livro de contas, pagamentos e cobranças, folhas de pagamento, impostos, etc.
De qualquer forma, seguimos nossas recomendações para não ter nenhum problema e obter um gerenciamento eficiente:
1.- Organize a contabilidade. – A maneira usual pela qual obteremos um gerenciamento adequado é a seguinte:
2.- Leve tudo atualizado. – Se tivermos todos os nossos movimentos atualizados, será muito fácil consultar o estado real da nossa empresa, do ponto de vista contábil e fiscal. Não é conveniente acumular documentos para que um dia tenhamos tempo livre, insira todos esses documentos no sistema.
3.- Preste atenção especial às despesas. – Esses dados são críticos, movimentos de folha de pagamento, serviços profissionais, custos operacionais, suprimentos, seguros, impostos… esses são alguns dos itens que devemos ter perfeitamente controlados e atualizados.
4.- Use todas as ferramentas informáticas disponíveis. – Neste ponto, não podemos continuar usando nossa amada planilha Excel para manter a contabilidade da empresa, hoje temos à nossa disposição várias aplicações que, por meio de formas confortáveis, geram Gráficos, estatísticas e listagens nos permitirão realizar o gerenciamento contábil e tributário de uma maneira muito mais confortável do que antes.
Além disso, com a maneira de trabalhar na nuvem, podemos ter nossos dados a qualquer momento e quase em qualquer lugar.
5.- Se as questões contábeis forem importantes, não perca de vista as questões tributárias!. – Um aspecto que deve ser cumprido por inteiro é todas as nossas obrigações fiscais, finanças, previdência social… devemos ter em mente que teremos que cumprir muitos requisitos e procedimentos, para os quais devemos ter (entre outros):
Sim ou sim, precisamos encontrar uma maneira de gerenciar nossa contabilidade, bem como a administração fiscal, corretamente, pois é isso que nos permitirá consolidar o sucesso de nossa empresa e procure ter um site mesmo que gratuito, pois é melhor ter um site ruim do que nenhum site, caso deseje o melhor para a sua marca e seus clientes consulte-nos, pois temos o WebSite Premium ideal para o seu negócio.